21 de agosto de 2011

Prática do Islam





Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.


A pratica do Islam consiste no cumprimento de diversas regras que tem como finalidade unificar as condutas, sem deixar dúvidas quanto ao que é certo e errado e, ainda, instruir os crentes na forma correta de adorar a Allah. Por mais que existam interpretações diferentes sobre algumas regras de caráter subjetivo, as regras mais importantes estão descritas no Corão sagrado e foram confirmadas pelo profeta de Allah (Que as Bênçãos recaiam sobre ele). Essas regras fixas e insubstituíveis são ditadas pelos cinco pilares do Islam. São elas: 

1) A crença no Deus único e na condição de Muhammad (Que as Bênçãos recaiam sobre ele) como seu mensageiro.
Na época em que o profeta Muhammad (Que as Bênçãos recaiam sobre ele) recebeu a ordem de Allah, Exaltado seja, para difundir o Islam, a península arábica era formada por tribos que cultuavam vários deuses. Havia um deus para cada dia do ano e eram representados por figuras de pedra. Então, por ordem de Allah, a crença no Deus único se tornou obrigatória para que se pusesse fim à idolatria, que era usada pelas lideranças locais para alienar a população, e lhes enriquecer com arrecadação de dízimos, com as vendas dos ídolos. 

Passagens: “Ó humanos! Adorai vosso senhor, Que vos criou e aos que foram antes de vós, na esperança de serdes piedosos.” (Suratu Al-Baqarat, v.21);

“É Ele Quem vos fez da terra e do céu, teto edificado; e fez descer do céu água, com que fez sair, dos frutos, sustento para vós. Então, não façais semelhantes a Allah, se sois verídicos.” (Suratu Al-Baqarat, v.22). 

2) A realização das cinco orações diárias. 
Os muçulmanos receberam a ordem de Allah, Exaltado seja, para realizar cinco orações diárias, do momento a que passa a ter compreensão da ordem, até o dia da morte. Cada oração tem horário específico para ser realizada. 

Oração da manhã ou Salat Fajr – Deve ser feita momentos antes do nascer do sol, podendo ser realizada até vinte minutos antes do horário da próxima oração.

Oração do meio dia ou Salat Azohr – Deve ser feita ao meio dia, podendo ser realizada até vinte minutos antes do horário da próxima oração.

Oração da tarde ou Salat Asr - Deve ser feita no meio da tarde, podendo ser realizada até vinte minutos antes do horário da próxima oração.

Oração do crepúsculo ou Salat Maghrib – Deve ser feita ao cair da tarde para a noite, podendo ser realizada até vinte minutos antes do horário da próxima oração. 

Oração da noite ou Salat Ishá – Deve ser feita depois de estabelecida a noite, podendo ser realizada até o fim do dia. 

Passagem: “E cumpri a oração e concedei az-zakah e, curvai-vos com os que se curvam.” (Suratu Al-Baqarah, v. 43). 

Dito: O profeta de Allah (Que as Bênçãos recaiam sobre ele) disse: “As orações formam a única linha entre a descrença e o Islam”.
       


3) A realização do jejum no mês sagrado do Ramadan. 
O mês do Ramadan marca o fim da revelação dos versículos sagrados ao profeta Muhammad (Que as Bênçãos recaiam sobre ele). Neste mês foi prescrito ao crente que realize o jejum do nascer do sol até seu poente. O jejum consiste em se abster de comida, água, relação sexual, pensamentos impuros ou qualquer tipo de atitude que desvie a purificação da conduta da alma. Isto é, faz-se o jejum do momento da oração da alvorada (Al Fajr) até depois da realização da oração do poente (Al Maghrib). A intenção do jejum é buscar a purificação da alma, sentindo o que os necessitados de alimento, água e outras carências sofrem. Assim o crente se conscientiza do sofrimento do próximo, se torna mais humilde e compreende a importância daZakat. Também o esforço para realizar o jejum é reconhecido por Allah que se aprazia desta força de vontade do muçulmano, lhe facilitando o caminho no dia a dia. 

Passagem: “Ramadan é o mês em que foi revelado o Corão, como orientação para a humanidade e como evidências da orientação e do critério de julgar. Então, quem de vós presenciar esse mês, que nele jejue; e quem estiver enfermo ou em viagem, que jejue o mesmo de outros dias. Allah vos deseja a facilidade, e não vos deseja dificuldade. E fê-lo para que inteireis o número prescrito, e para que magnifiqueis a Allah, porque vos guiou, e para serdes agradecidos.” (Suratu Al-Baqarah, v. 185).

4) O pagamento da Zakat

Zakat é a ajuda ao necessitado, seja ele muçulmano ou não. Todo muçulmano deve doar 2% do seu lucro anual para ajudar aos menos favorecidos, agindo com piedade no coração.

Passagem: “E cumpri a oração e concedei az-zakat. E o que quer de bom que antecipeis a vossas almas, encontrá-lo-eis junto de Allah. Por certo, Allah, do que fazíeis, é Onividente.” (Suratu Al-Baqarah, v. 110). 

5) A peregrinação a Meca (Hajj)
peregrinação é prescrita obrigatória a todo muçulmano que tem condições de realizá-la. É uma viagem à cidade Maaka, onde se encontra a Ka’bah. Uma casa que foi construída por ordem de Deus, pelo profeta Abraão e seu filho Ismael, com a intenção de que todos os muçulmanos tivessem um local em comum para dirigir suas orações e também se encontrar. 

Passagem: “E lembrai-vos de quando fizemos da Casa lugar de visita e segurança para os homens, e dissemos: ‘Tomai o Maqam, de Abraão, por lugar de oração’ E recomendamos a Abraão e Ismael: ‘Purificai Minha Casa para os que a circundam e para os que estão em retiro e para os que se curvam e se prosternam.’” (Suratu Al-Baqarat, v. 125).

Nota: “O Maqam: o local onde Abraão permanecia em pé durante a oração; ou todo o templo, construído por Abraão, ou seja, a Ka’bah; ou somente, a pedra, ao lado da Ka’bah, na qual Abraão se apoiava, enquanto construía o templo, e que ficou marcada com sua pegada. Aliás, é anelo de todo o crente, orar neste lugar.”(nota extraída da interpretação do Corão sagrado feita pelo professor Helmi Nasr).


4 comentários:

Anônimo disse...

Salam, irmãs e irmãos de Joinville!

indiquei vosso blog para ganhar um selo, pegue-o em meu blog, espero que gostem da lembrança,

Ótimo final de semana a todos.

Criss Freitas disse...

Salam

gosto mto do blog de voces e indiquei para ganhar um selinho tambem. passa la no meu blog para pegar.

um abc

Anônimo disse...

Salam, irmãs e irmãos!

Não deixem de escrever no blog.
Gostamos de lê-lo.

Estou presenteando vcs com mais um selo do Lis Hijabs.

Allah Hafiz.

Unknown disse...

Salam meus irmãos sou de São Paulo estou de mudança para joinville queria um suporte de amigos muçulmanos na minha vinda para joinville por favor quem puder me ajudar me add no WhatsApp ou facebook 17 996266657 ou Mustafa Ali Fares no face, sou Farmaceutico e vou trabalhar em um drogaria obrigado grande abraço a todos

 

Produzido por Aminah Hussein © Todos os direitos reservados